Projetos de Pesquisa



ROTEIRO DE PROJETO




Nome do cursista: Ronnilda Maria Gonçalves Araujo


Projeto: COM-VIDAS (Arborização do espaço escolar uma participação integradora)

Serie: Ensino Médio e Fundamental.

Descrever: por que escolheu esse projeto? Foi um trabalho inicialmente escolhido devido à falta de espaço agradáveis dentro da escola e pela escassez de recursos limitando as outras propostas de melhorias do espaço escolar, depois esse projeto foi inserido no COM-VIDAS, que a Comissão de Meio Ambiente e Vidas projeto governamental, que visa a sustentabilidade dentro e fora das escolas, integrando a comunidade e escola.

Como foi desenvolvido?
 Foi desenvolvido em etapas:
1º etapa: Pesquisa e sistematização das ações entre alunos e professores.
2ª etapa: Demarcação do espaço que iria receber as mudas e visita técnica em áreas que já utilizavam esse método.
3ª etapa: Palestras educativas e estimulantes para a sensibilização dos alunos e funcionários.
4ª etapa: Escolha das mudas e plantio.
5ª etapa: Monitoramento das mudas e cuidados com as plantas.
6ª etapa: Continuidade do projeto ao longo dos anos.
Quais conceitos curriculares os alunos utilizaram?
Ciências biológicas: Sustentabilidade, identificação de espécies e os recursos naturais.
Matemática: Sustentabilidade, porcentagem da cobertura vegetal, índices de cálculos das proporções de desmatamento.
Geografia: Sustentabilidade, degradação do solo e mudanças climáticas.
História: Sustentabilidade, o fator histórico do desmatamento no Brasil e em Rondônia.
Língua Portuguesa: Sustentabilidade;  Analise de textos e reportagens de jornais e revistas de grande circulação no mundo.
  
Quais recursos tecnológicos foram utilizados?
1º etapa: Periódicos, computador, internet.
2ª etapa: Computador, ferramentas de solo, GPS, ônibus e câmera fotográfica.
3ª etapa: Aparelhos de multimídia.
4ª etapa: Livros e artigos, computador e impressora.
5ª etapa: Câmera fotográfica.
6ª etapa: Ainda em processo.



Cite os principais pontos positivos dessa experiência e os pontos que suscitaram preocupações ou dúvidas.
Pontos positivos: Tivemos a participação em massa dos alunos e que eles é que direcionaram a maioria das etapas.
Pontos negativos: Que não houve a participação geral dos professores.
Graças a Deus deu tudo certo e não houve maiores preocupações, alem de tudo participamos da conferência infanto juvenil do meio ambiente com esse projeto.








Um comentário: